Se lhe faltam vários dentes, é muito provável que o seu dentista recomende uma ponte dentária. Existem muitos tipos diferentes de pontes dentárias disponíveis. No entanto, uma ponte dentária totalmente em cerâmica sobre implantes dentários é uma das melhores soluções para uma estética atraente e um melhor funcionamento.
Uma ponte dentária sobre implantes dentários pode impedir:
Que os dentes adjacentes aos dentes em falta mudem de posição para preencherem o espaço;
O maxilar recue, fazendo com que o seu rosto pareça prematuramente mais envelhecido porque também faltam as raízes dos dentes em falta; e,
Um sorriso desagradável, se os dentes em falta se notarem ao sorrir.
À semelhança de um dente natural, um implante dentário fornece o suporte para uma ponte dentária, neste caso uma nova ponte dentária totalmente em cerâmica. Uma ponte dentária totalmente em cerâmica sobre implantes dentários tem um aspecto e funcionamento muito semelhante ao dos dentes naturais. A Nobel Biocare tem mais de quarenta anos de histórias de sucesso sobre a utilização de implantes dentários e lidera o mercado de implantes dentários.
Pergunte ao seu dentista se é um candidato a uma ponte dentária totalmente em cerâmica sobre implantes dentários da Nobel Biocare.
PROCEDIMENTO DO TRATAMENTO PASSO-A-PASSO
Visita de Examinação
O primeiro passo é consultar um dentista para efectuar um exame e debater as suas opções de solução individuais.
O primeiro passo para ter novos dentes é o seu dentista efectuar um exame para avaliar a sua situação actual. Em seguida, ambos podem determinar qual será a melhor solução para si.
Durante o exame, pode ser-lhe apresentada a opção de seguir um processo convencional ou um inovador processo guiado para colocar os seus implantes dentários.
No processo guiado, o dentista utiliza uma digitalização por tomografia computorizada (CT, computerized tomography) ou um modelo do seu maxilar, para planear todo o procedimento dentário antes de este ter início. Para colocar os implantes dentários é utilizada cirurgia guiada. Esta técnica minimamente invasiva reduz o período de cicatrização normalmente necessário no processo convencional, bem como a necessidade de pontos, uma parte significativa do inchaço e muito do desconforto que surge quando os implantes dentários são colocados utilizando métodos convencionais.
Fase de Preparação
O segundo passo é a fase de preparação, onde o dentista irá planear os passos seguintes do processo. Aqui, o dentista adquire conhecimentos sobre a forma de colocação dos implantes dentários.
Processo convencional: No processo convencional, o dentista irá tirar radiografias para ver o aspecto dos seus maxilares. Muitas vezes será efectuada uma impressão dos dentes actuais e dos maxilares.
Processo guiado: No processo guiado, o dentista irá mapear os maxilares ou as mandíbulas e os dentes serão digitalizados utilizando a tomografia computorizada (CT), permitindo que o dentista planeie todo o procedimento dentário antes de este ser iniciado. A partir desta fase de planeamento, é criada uma guia que ajudará o dentista a colocar os implantes nas posições ideais.
Ao mesmo tempo, um laboratório começará a produzir os seus dentes definitivos, de modo a estarem prontos a serem colocados ao mesmo tempo que os implantes dentários.
Sessão na colocação dos Implantes
Neste passo, o dentista colocará os implantes dentários necessários no maxilar.
Processo convencional: No processo convencional, passará pelos seguintes passos:
- Receberá anestesia local
- O dentista colocará os implantes dentários
- O dentista colocará uma ponte dentária provisória nos implantes dentários, para que possa comer durante o processo de cicatrização
- Ao mesmo tempo, o dentista pode efectuar uma impressão a partir da qual a ponte dentária definitiva será produzida
Processo guiado: No método guiado, passará pelos seguintes passos:
- Receberá anestesia local
- Utilizando a férula cirúrgica e a cirurgia guiada, o dentista irá, então, colocar os implantes dentários
- Uma vez os implantes dentários colocados, o dentista colocará uma ponte dentária definitiva ou uma ponte dentária provisória
Desfrutando o seu novo Sorriso
Podem ser necessárias várias consultas antes de receber os dentes definitivos.
Processo convencional: Depois de o dentista ter determinado que as suas gengivas cicatrizaram o suficiente regressará para ter a ponte dentária definitiva colocada e cimentada. O dentista irá assegurar que a mordida está correcta e que está satisfeito com os resultados.
Processo guiado: Regressará ao dentista e será colocada a sua ponte dentária individualizada totalmente em cerâmica.